Home / Sem categoria / Ceará tem 11 açudes sangrando após chuvas caídas na Semana Santa

Ceará tem 11 açudes sangrando após chuvas caídas na Semana Santa

As chuvas registradas nesta semana fizeram três açudes atingirem a capacidade máxima de seus reservatórios. Com isso, o Ceará tem atualmente 11 mananciais sangrando nos municípios de Massapê, Saboeiro, Altaneira, Granja, Itapipoca, Miraíma, Caucaia, Maranguape e Baturité.

O mais recente caso de sangria ocorreu no açude Quandú, em Itapipoca, nesta sexta-feira, 14. Atingiram a capacidade máxima ainda nesta semana os açudes Tijuquinha, em Baturité, e Gameleira, em Itapipoca. Também estão sangrando os mananciais Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira), Maranguapinho (Maranguape), São Pedro Timbaúba (Miraíma), Itaúna (Granja) e Itapebussu (Maranguape) e Cahuipe (Caucaia).

Conforme os dados da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), quatro açudes estão com volume acima de 90%: Jenipapo (91,49%), em Meruoca, Angicos (95,33%), em Coreaú, Tucunduba (94,13%), em Senador Sá, e Gavião (92,32%), em Pacatuba.

O volume atual do Ceará, que possui 153 açudes, é de apenas 11,99% da capacidade máxima. Segundo a Cogerh, foram registrados aportes em 51 açudes nesta sexta, destacando-se Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Castanhão, Orós, Pedras Brancas e Taquara. Foram registradas chuvas em 44 postos pluviométricos monitorados pela Funceme. Estão com volume morto 42 açudes, e 18 secos.

Situação ainda é preocupante

Apesar de recuperar parte do volume dos reservatórios, precipitações irregulares ainda trazem preocupação a grandes reservatórios do Estado, como Orós, Banabuiú e Castanhão. Nenhum deles atingiu níveis satisfatórios. Com isso, o Estado segue com municípios em situação de contingência. De acordo com a Cagece, são 18 cidades nessa situação. Nesses locais, são adotadas medidas como rodízio de abastecimento e oferta de carros-pipas para preservar os recursos hídricos.

 

Site: O Povo Online

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO