Home / Sem categoria / Associação Cearense dos Controladores Municipais realizará seminário em Fortaleza

Associação Cearense dos Controladores Municipais realizará seminário em Fortaleza

A Associação Cearense dos Controladores Municipais – ACECOM convida todos os interessados a participarem do Seminário “Sistema de Controle Interno Municipal frente aos novos Desafios”, a ser realizado no dia 14 de setembro, a partir das 8h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), localizado na Av. Da Universidade, 3057, Bairro Benfica, Fortaleza (CE).

O Seminário contará com palestras de auditores do Tribunal de Contas do Estado – TCE e de especialistas na área de Tecnologia da Informação, Controle Interno e Controladoria.

Palestra I – Controle interno no setor público municipal: a importância do ambiente de controle.
Palestra II – A gestão do sistema de controle interno na estrutura municipal.
Palestra III – Controladoria e Tecnologia da Informação.
Palestra IV – Controladoria Municipal e Controles internos, para quê mesmo?

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (88) 9 9938.2782 e 9 9960.9119 ou (85) 9 9997.0300, bem como a página da ACECOM – Associação Cearense dos Controladores Municipais e pelo e-mail [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO

Tema: O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS

PÚBLICO: Controladores Municipais (Executivo e Legislativo), Prefeitos, Presidentes de Câmaras Municipais e Gestores.
DATA – DIA 14/09/2017.LOCAL: Auditório do CRC-CE, Av. Da Universidade, 3057 – FORTALEZA-CE.

PROGRAMAÇÃO

08h00 às 08h30 – Credenciamento e Coffee Break 08h30 às 09h30 – Apresentação da Diretoria da Associação Cearense dos Controladores Municipais – ACECOM e Solenidade de abertura com o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Edilberto Carlos Pontes Lima.

09h30 às 12h00- PAINEL I – O CONTROLE INTERNO MUNICIPAL SOB A PERSPECTIVA DOS ORGÃOS DE CONTROLE EXTERNO PRESIDENTE DA MESA: José Wellington – Conselheiro do CRC-CE.DEBATEDORES: Guto Mota, Diretor-financeiro da UVC, Keldson Lima, Controlador Geral de Aquiraz, Dra. Roberta Cristina – Controladora Geral de Tianguá, Dra. Natália Siny – Controladora da Câmara Municipal de Ipaumirim.

09h30 às 10h10 – Palestra I: CONTROLE INTERNO NO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL: A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DE CONTROLE. Palestrante: Dr. Wesmey Silva – Controlador Geral do TCE-CE.Controlador do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; Auditor de Controle Externo; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará; Pós Graduado Em Gestão Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal; Atua no Ensino desde 1997 e no Setor Público desde 2001 (nas áreas contábil, orçamentária e de controle); Professor e palestrante das Disciplinas de: Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Responsabilidade Fiscal e Orçamento Público; Membro da Comissão de Contabilidade Pública do CRC-CE; Gerente de Contabilidade da Prefeitura de Fortaleza (2007 a 2010).

10h10 às 11h00 – Palestra II: A GESTÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA ESTRUTURA MUNICIPAL.Palestrante: Dr. Fernando da Justa.Bacharel em Administração de Empresa pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará; Pós-graduado em Controle Externo pela Universidade do Vale do Acaraú; Pós-graduado em Auditoria pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará; Multiplicador da Disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público por meio de curso promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN; Analista de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios (1982/2017), atuou como: Analista de Contas Municipais, Diretor do Departamento de Fiscalização, Coordenador de Fiscalização, Assessor de Conselheiro e Instrutor junto ao Instituto Escola de Contas e Gestão Waldemar Alcântara do TCM.

11h00 às 12h00 – DEBATES 12h00 às 13h30 – Intervalo para o almoço

13h30 às 15h30 – PAINEL II – A CONTRIBUIÇÃO DAS CONTROLADORIAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL

PRESIDENTE DA MESA: João Gabriel – Controlador Geral de Pacajus. DEBATEDORES: Gelma Leitão – Controladora Geral de Caucaia, Gervásio Neto – Controlador Geral de Baturité, Cicera Leodegária – Controladora Geral de Araripe, Dra. Akemi Holanda – Controladora Geral de Tauá.

13h30 às 14h00 – PALESTRA III – CONTROLADORIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.PALESTRANTE: Júlio Guido MilitãoGraduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará; mestre pela PUC-RJ; Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics) , atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de Interfaces, Computação Gráfica, Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos Digitais e Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED; Foi pesquisador do LUQS – Laboratório de Estudos do Usuário e da Qualidade de Sistemas da UNIFOR; Tem interesse nas áreas de: Gestão Pública Eficiente, Gestão de Documentos, Tecnologias da Informação e Inovação.

14h00 às 15h00 – Palestra IV – CONTROLADORIA MUNICIPAL E CONTROLES INTERNOS, PARA QUE MESMO? Palestrante – Dr. Henrique Bezerra Cardoso – Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Mestre em Física pelo Departamento de Física da UFC; Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; Pós-Graduado Lato Sensu pela Universidade Gama Filho, na área de controle, monitoramento e avaliação no setor público; Professor de cursos preparatórios para concursos públicos – áreas: Administração Pública, Administração Financeira, Orçamentária e Responsabilidade Fiscal; Instrutor da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE, nas áreas de: convênios e instrumento congêneres da Administração Pública (básico e avançado) Gestão/Administração Pública; atualmente Presidente da ASSERTCE – Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

15h00 às 15h30 – DEBATES

15h30 às 16h30 – Cerimônia de Encerramento16h30 às 17h00 – Afternoon Coffee

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO