Home / Sem categoria / Crateús celebra início do curso de Geografia

Crateús celebra início do curso de Geografia

A primeira turma do curso de licenciatura em Geografia do campus de Crateús está sendo recebida com uma programação de atividades culturais e didáticas durante toda esta semana. Teve início segunda-feira (20), com uma apresentação musical realizada por professores de música do campus, além das boas vindas da direção do campus, representada pelo professor Diego Ximenes, diretor de Ensino do instituto no município. Ainda no primeiro dia, os alunos puderam participar da mesa-redonda “Diálogos e reflexões sobre consciência étnico-racial e geográfica”, composta pelos professores Jorge Felix e Karla Gomes e da ativista Michele Gomes – presidente da associação quilombola de Queimadas.

A efetiva instauração do curso de Geografia no campus ocorreu nesta terça-feira (21), com uma série de palestras realizadas no auditório. Começou com a apresentação feita pelo poeta e pesquisador da cultura popular Edmilson Providência intitulada “Poesia nossa de cada dia”, na qual abordou variados aspectos da cultura local por meio da literatura de cordel.

As demais palestras tiveram como temas A origem da Ciência Geográfica, apresentada pelo professor Mailton Nogueira; Os múltiplos olhares da Geografia (professor Jorge Ricardo e Prof. George Bezerra); e A Geografia dos Sertões de Crateús (professores Avelar Macedo e Adílio Costa).

A programação envolve também a visita guiada dos alunos para conhecerem a estrutura física e a apresentação dos sistemas acadêmico e bibliotecário do campus. Por fim, terão uma aula de campo no distrito de Tucuns, a 30 quilômetros da sede do município, visando ao conhecimento e à exploração dos aspectos geográficos do lugar.

A primeira turma de Geografia conta com 35 alunos de vários municípios dos sertões de Crateús, dentre eles Novo Oriente, Ipaporanga, Nova Russas e Ararendá. A sua implantação atende uma antiga demanda, ampliando as oportunidades de acesso ao conhecimento e à consequente atuação profissional da população local, conforme avalia o professor Avelar Macedo, coordenador da licenciatura: “É um curso que traz uma qualidade com uma excelência muito grande, portanto eles poderão atuar em qualquer espaço do território brasileiro”.

Confira a programação completa na página do evento.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO