Home / Sem categoria / Crateús: Operação Suçuarana prepara tropa para operações de Defesa da Pátria

Crateús: Operação Suçuarana prepara tropa para operações de Defesa da Pátria

A 10ª Região Militar (10 RM) desencadeia, entre os dias 8 e 16 novembro, a Operação Suçuarana na cidade de Crateús. Quase mil homens, com o apoio de viaturas operacionais e administrativas, e outros materiais de emprego militar, serão utilizados no exercício, reproduzindo situações reais com o objetivo de capacitar as tropas da 10ª RM para atuar em operações de Defesa da Pátria.

O exercício simula um conflito entre dois países fictícios por uma área em disputa. As declarações de cada uma dessas nações hipotéticas ganham tons de ameaça e passam a colocar em risco a soberania e os interesses nacionais. As relações diplomáticas falham, surgindo a necessidade de emprego militar. Começa o conflito armado. Assim está estruturado o exercício.

Toda a ação vai exercitar e desenvolver os atributos de chefia e liderança em cenários operacionais. Um Centro de Operações será estruturado para realizar todo o processo de planejamento, auxiliando a tomada de decisões do comandante. O desempenho técnico-profissional dos quadros envolvidos no exercício será constantemente avaliado com vistas ao aprimoramento.

No dia 15 de novembro, será realizada, ainda, no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) de Crateús, uma Ação Cívico-Social (ACISO) com o intuito de promover atividades e serviços de saúde, cultura, cidadania e lazer para a população. A operação será encerrada com uma solenidade militar em praça pública com desfile da tropa a pé e motorizada, com a presença de autoridades locais.

Comunicação Social da 10 Região Militar

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO