Home / Sem categoria / Barragem do 40º BI poderá ajudar no abastecimento de Crateús

Barragem do 40º BI poderá ajudar no abastecimento de Crateús

Questionado por nossa redação nesta quinta-feira (01) sobre se a atual situação da Barragem do 40º Batalhão de Infantaria em Crateús poderá ajudar no abastecimento de Crateús, o diretor da Cagece, Dr. Dalmo Barreto, afirmou que ainda não há previsão, e no momento são realizados apenas testes.

“Estas primeira águas trazem tudo de sujeira ao longo do rio, dificultando o tratamento, e estamos trabalhando nos ajustes de bombas e peças mesmo antes da água ter encostado na Barragem, sujeira esta que inclui bastante ferro natural dissolvido na água ao longo do leito do rio, e é preciso ajustar o tratamento pra remoção deste ferro, que embora não seja prejudicial a saúde, em contato com o cloro usado pra desinfecção da água, causa a famosa ferrugem e pode conferir uma cor amarelada a água”, disse Dr. Dalmo Barreto, afirmando que o ferro é natural e não faz mal a saúde, pois é o mesmo encontrado no sangue humano e em alimentos como o feijão.

Atualmente, a Barragem possui 30% de sua capacidade com um volume acumulado de 460 mil m³, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia, consultados nesta quinta-feira. Sua capacidade total é da ordem de 1.500.000m³., Em outras épocas já ajudou no abastecimento de Crateús.

Repórter: Nathan Loyola

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO