Home / Sem categoria / Crateús: estudantes vivenciam conhecimento em obras da Barragem Fronteiras

Crateús: estudantes vivenciam conhecimento em obras da Barragem Fronteiras

Uma visita ao canteiro de obras da barragem Fronteiras, localizado no distrito de Ibiapaba, a 30 quilômetros da sede do município de Crateús, serviu de referência para estudantes do IFCE vivenciarem, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre bacias hidrográficas e manejo de água. A atividade, realizada no dia 18 de setembro, envolveu alunos da disciplina Hidrologia e manejo de água, ministrada pelo professor Aglodualdo Júnior, do curso bacharelado em Zootecnia do campus de Crateús.

Atividades desse tipo têm se ampliado no campus como estratégia para ampliar o conhecimento discente sobre as disciplinas ministradas nos seus cursos. Para Aglodualdo, “ao articular teoria e prática, essa metodologia facilita o processo de ensino aprendizagem do aluno”.

A barragem Fronteiras constitui-se num dos principais projetos hídricos do sertão cearense na atualidade. A obra foi lançada em 2012 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), com recursos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Trata-se da maior barragem a represar o curso do rio Poti. Ela tem como objetivos o abastecimento de água e irrigação de 6 mil hectares, beneficiando uma população de 80 mil pessoas.

Repórter: Nathan Loyola, com informações de Elinaldo Rodrigues

Facebook Comments
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO