O atual Presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Crateús (CPMS), Toinho Contábil, que também é prefeito de Ipaporanga, concedeu entrevista que foi ao ar nesta quinta-feira (27), ao repórter Douglas Lima, onde prestou esclarecimentos sobre os feitos de sua administração que vê acontecendo desde o mês de maio.
O Consórcio é o órgão que gerencia a Policlínica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Toinho Contábil afirmou que o Consórcio é e vai continuar sendo exemplo para os demais no estado do Ceará, pois todos os outros consórcios do estado do Ceará possuem problemas, conforme ele destaca, “infinitamente maiores do que o da microrregião de Crateús”.
“São onze prefeitos conscientes que é necessário este equipamento para os munícipes”, afirmou o gestor, “vou chegar [ao fim] do ano de 2018 extremamente feliz e com sensação do dever cumprido”, continuou o prefeito.
Toinho também foi questionado se sua gestão do Consórcio herdou problemas referentes a débitos ou representações do Ministério Público, o que negou integralmente. “Não tinha nenhum problema, não tinha débito que comprometesse as finanças ou saldo financeiro equivalente. O Ministério Público é um parceiro importante do Consórcio, tem chegado adiantado do problema. Ele nos recomenda e isto é uma ajuda grandiosa que o Ministério Público nos dá junto ao consórcio”, disse Toinho.
Atualmente, o Consórcio é gerido por prefeitos de municípios que compõem a região, sendo o presidente eleito por votação. O gestor anterior era o prefeito de Poranga, Dr. Cárlisson Assunção.
Confira o áudio da entrevista:
Repórter: Nathan Loyola