O jovem crateuense Ozivan Oliveira, 18 anos, estudante da Escola Profissional Manoel Mano, foi mais um que atingiu grande pontuação nas provas e redação do ENEM 2018.
Ozivan atingiu 980 pontos na redação sob um tema amplamente debatido, mas revela que nunca foi escritor e fã de escrever texto, e afirma que no ano passado tentou reverter essa situação.
Para reverter a situação, ele tomou a iniciativa de se matricular em um curso de redação. Ele não se conteve só com a teoria e teve como meta a prática, que consistiu em produzir de uma a três redações por semana, e conseguiu, o que fez com que chegasse a séria conclusão: “a prática é que leva o êxito”, afirma.
O jovem disse ainda que ter a mente aberta para os mais variados assuntos foi de grande contribuição para seu sucesso na redação. A leitura de livros “com bagagem sociocultural, como filosofia, sociologia, história, e língua portuguesa, que já abrange o estudo da literatura”, serviram de combustível para a sua mente.
“A dica que dou é sempre conhecer doutrinas e pensamentos filosóficos, que agregam valor à redação”, disse. Ele também afirmou que assinou uma plataforma de correção de textos online, onde enviava os textos para análise e identificava os erros a serem corrigidos
Repórter: Nathan Loyola
Foto: Facebook