Vários medicamentos não serão mais distribuídos pelo SUS em Crateús

O município de Crateús, que integra a Programação Pactuada Integrada, terá elenco de remédios distribuídos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) alterado para o ano de 2019, conforme destaca o Coordenador da Assistência Farmacêutica do Município de Crateús, Dr. Tiago Aragão, em conversa com o repórter Nathan Loyola nesta quinta-feira (17).

Tiago explica que a COASF (Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Saúde do Ceará) possui uma comissão com vários profissionais da saúde, como médicos e farmacêuticos, que avaliam através de critérios e decidem o que é mais viável em medicação a ser entregue aos municípios.

“Eles decidem o que é mais viável. Não adianta ter uma medicação de primeira linha, que não é feita a entrega, que o fornecedor tem dificuldade para comprar, e as vezes o município não adere”, disse.

Dr. Tiago Aragão ainda esclarece que tais mudanças são técnicas, e não são motivadas por medidas de contenção de despesa, conforme alguns especulam. “Eles fazem toda uma avaliação e decidem tirar, não é por questão financeira, até porque quem paga é o município”, afirma.

Para ver a lista dos remédios que estarão disponíveis no município, da Atenção Básica, é só clicar aqui. Já para ver os que estarão disponíveis para a Atenção Secundária, é só clicar aqui. Nos arquivos das listas também há detalhes sobre os critérios das mudanças de elencos dos medicamentos.

Os remédios ausentes nas lista são os que não estão disponíveis.

Repórter: Nathan Loyola

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem