O Pronatec/Funece está selecionando alunos para novas turmas MedioTec por meio da pactuação 2019.1. Serão abertas nove turmas de cursos técnicos, beneficiando jovens de seis municípios: Gerência de Saúde (Tauá), Comércio (Tauá, Itapipoca e Crateús), Contabilidade (Jaguaribara, Jaguaretama, Itapipoca e Crateús) e Enfermagem (Canindé). Cada turma oferta 25 vagas.
Podem se inscrever para os cursos alunos matriculados em escolas públicas cursando o 2º ano do ensino médio, a partir de 16 anos e com disponibilidade para estudar no contraturno. A prioridade é para estudantes dependentes do Bolsa Família.
A pré-matrícula deve ser realizada entre os dias 15 e 28 de fevereiro, na secretaria da escola em que o aluno estuda. A matrícula pode ser confirmada nas unidades de ensino onde acontecerão os cursos (confira tabela abaixo). Os alunos devem apresentar cópia de CPF e RG, comprovante de residência, declaração da escola de que o aluno está matriculado no 2º ano do Ensino Médio e cópia do cartão do Bolsa Família.
Os cursos de Comércio e Contabilidade têm carga horária de 800 horas/aula, enquanto Enfermagem e Gerência de Saúde oferecem 1.200 horas/aula. As aulas têm início em 18 de março.
O seminário foi coordenado pelo pelo coordenador regional do MedioTec, professor Francisco Furtado; pelo coordenador local professor Itamar Marques; e pela coordenadora da CREDE 02, professora Janice Carneiro.
De acordo com o professor Furtado, foi demonstrando todo o fluxo organizacional e funcionamento do MedioTec para coordenadores, professores e alunos do ensino médio das escolas públicas de Itapipoca.
Nesta quarta-feira (13/02) ocorreu o seminário de profissões em Crateús, conforme informou a coordenadora regional do município, professora Liezelotte Rezende. A cidade será contemplada com os cursos técnicos em Contabilidade e Comércio.
Sobre o Pronatec/MedioTec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.
A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) foi credenciada, em 2014, por meio de sua Unidade de Educação Profissional (Unep), para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas, distribuídos em 13 eixos tecnológicos.
Em 2017, a Funece aderiu o MedioTec, que visa a oferta de cursos técnicos simultâneos ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino. O objetivo é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, já esteja inserido no mercado de trabalho. O Governo Federal financia o curso e oferece assistência de alimentação e transporte.