O General de Exército Hamilton Mourão, atual Vice-Presidente da República, tem raízes próximas com o Estado do Piauí. Seu avô, Desembargador Antônio Hamilton Mourão, nascido na cidade de Pedro II, no Piauí, teve papel relevante na Justiça do Estado do Amazonas, tendo sido presidente da corte por duas vezes, entre os anos de 1931 e 1941.
Tendo estudado Direito em Recife, ao formar-se foi fazer carreira no Amazonas. E foi lá que conheceu aquela que seria sua esposa, de cujo casamento nasceu Hamilton Mourão, pai do Vice-Presidente.
O irmão de Antônio Hamilton Mourão, o Coronel Domingos Mourão, foi o 4º prefeito de Pedro II, município fundado em 11 de agosto de 1854. Até o ano de 1930, quando surgiu lei federal regulamentando o tema, o cargo de prefeito era denominado de Intendente.
Além de ter sido, portanto, Intendente em Pedro II, o Coronel Mourão exerceu grande influência política no município e na região, ao ponto de seu nome ter sido dado para designar outro município do Piauí, Domingos Mourão, criado pela lei estadual 2345, de 5 de dezembro de 1962, desmembrado do município de Pedro II, substituindo a antiga cidade de Olho d’Agua Grande.
Pedro II, raiz familiar do Vice-Presidente Hamilton Mourão,é conhecida como “Cidade Imperial”, um verdadeiro tesouro localizado na Serra dos Matões, reconhecida nacionalmente como a terra das Opalas. Com suas cachoeiras, formações rochosas e trilhas centenárias, é uma ótima opção para o turismo, com clima ameno, que lhe empresta o título de “suíça piauiense”.
Um imponente casario em estilo português revela toda a história da colonização. Além da opala, valiosa gema só encontrada no Piauí e na Austrália, Pedro II tem um rico artesanato, especialmente tapeçarias de altíssima qualidade.
Num desses casarões, denominado de Solar da Estrela Marrom, ainda hoje conservado como um orgulho para a cidade, nasceram os ancestrais do General Hamilton Mourão.
MeioNorte