Com o intuito de profissionalizar a cadeia produtiva da apicultura, articulando os subsistemas de insumos, produção, processamento e comercialização por meio da criação de sistemas agroindustriais integrados e territorialmente contextualizados, o Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizam na próxima segunda-feira (15), em Crateús, a Oficina de Planejamento da Rota do Mel.
Fruto da parceria entre os executivos estadual e federal e o Banco do Nordeste, o seminário contará com a presença dos representantes parceiros entre eles do Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz.
O evento terá início às 7h30 com o credenciamento, no auditório do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e seguirá ao longo dia com a realização de plenárias e grupos de trabalho acerca da abrangência do polo do mel e a definição de um comitê gestor à criação da rota.
O programa Rotas da Integração Nacional, executado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional (SDR) desde 2011, atua no fortalecimento da Rota do Mel e de outras cadeias produtivas locais, oferecendo apoio como cursos de capacitação e kits aos produtores familiares.
Dados da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel) afirmam que, em 2017, o Brasil exportou 27 mil toneladas de mel natural. Isso equivale a mais de 121 milhões de dólares injetado na economia. Segundo a entidade, a região semiárida alcança posição de destaque no mercado devido ao fato do produto ter baixa contaminação por pesticidas, já que a produção é proveniente de florada de vegetação nativa.