Comissão Provisória do PSL em Tamboril será desmanchada após problemas

Enquanto no plano nacional brigas internas vez ou outra vêm à tona, no Ceará, a legenda comandada pelo deputado federal Heitor Freire escancara conflitos pela formação dos diretórios municipais. Em meio às queixas com a cúpula estadual do PSL, filiados e apoiadores vivem em clima de “racha” dentro do partido, incluindo até ameaça de desfiliação.

Em Tamboril, na Região dos Inhamuns, militantes de direita estão em pé de guerra com o presidente do partido no Município, o vereador Rudnei Soares, que é aliado do prefeito, Pedro Calisto, do MDB. A tensão aumentou depois que o dirigente afirmou na Câmara Municipal que o PSL vai apoiar a reeleição do gestor e do vice, Jarder Cedro, do PT.

Integrante do movimento Direita Tamboril e filiada ao PSL, Aline Pereira argumenta que o presidente Jair Bolsonaro não aceita ligações do partido com legendas de esquerda e critica o diretório estadual por não resolver a situação. “Essas ligações acontecem sobre as barbas do diretório estadual. O que nós vemos é a manutenção da velha política, então acredito que deva ser feito algo para que chegue até o PSL nacional, porque o estadual nada tem feito”. Aline ameaça até rever a filiação.

André Fernandes, entretanto, garante que a comissão provisória de Tamboril também será desmanchada. Aliás, em Iguatu, terra natal do parlamentar, houve um incômodo entre ele e Heitor Freire, após a indicação do empresário Kaoma Pereira para o comando municipal do partido. Kaoma é ligado ao ex-prefeito Agenor Neto (MDB) hoje deputado estadual e adversário do grupo político de André. A comissão provisória da legenda em Iguatu, porém, ainda não foi instalada.

Em crise

Apesar dos problemas, André Fernandes nega haver uma crise no partido. Para o deputado, os conflitos internos ocorrem mais por questões pessoais. “Esses problemas a gente está lutando para resolver. Tem que levar em consideração que são 184 municípios, em um Estado grande, e é difícil a escolha das lideranças, porque muita gente que, antes, não se dizia Bolsonaro, hoje se apresenta como Bolsonaro, como conservador, e isso acaba confundindo a gente”.

Apesar das divergências com Heitor Freire, Fernandes minimiza episódios recentes e diz que a relação com o dirigente é ótima. “A gente conversa, tem uma ideia dele, tem uma ideia minha e a gente vê por que é melhor isso, por que é melhor aquilo. Alguma vez que acontecer alguma denúncia venho a público e falo, eu devo prestação ao meu público, mas a minha relação com ele é excelente”.

Outro lado

A reportagem procurou o presidente estadual do PSL, deputado Heitor Freire, para uma entrevista sobre as questões colocadas por filiados e apoiadores, mas ele se pronunciou apenas por nota. O dirigente estadual nega haver desgaste com André Fernandes e afirma que os dois “seguem a mesma linha de pensamento”. Freire enfatizou ainda que o partido está unido e que o que está havendo são “ruídos”.

“O PSL e o nosso presidente Bolsonaro valorizam muito a liberdade de expressão e ela faz parte do debate saudável. É impossível saber de tudo em um Estado com tantos municípios, então a cooperação com os eleitores atentos é saudável para o partido”, disse. “O PSL CE está unido e em processo de estruturação. Opositores e interessados no partido têm fomentado ruídos levianos, mas não lograrão êxito na tentativa de nos desunir. O partido seguirá unido e alinhado com Bolsonaro”, completou.

Comissões provisórias no CE

18 Municípios:

– Cariré
– Cascavel
– Caucaia
– Crato
– Fortaleza
– Independência
– Iracema
– Itapipoca
– Itarema
– Maracanaú
– Mauriti
– Morrinhos
– Pacajus
– Palmácia
– Quixelô
– Tamboril
– Tianguá
– Várzea Alegre

Após divisões:

O diretório estadual do PSL decidiu destituir as comissões provisórias de Caucaia e Tamboril, mas as mudanças ainda não constam como oficializadas no site do TRE-CE.

Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem