Os vereadores de Crateús assinaram na quinta-feira (17), requerimento de moção contrária ao bloqueio dos recursos anunciado pelo Ministério da Educação. O posicionamento, assumido de forma unânime entre os parlamentares, foi defendido em sessão pelo diretor-geral do campus de Crateús, professor Aglodualdo Junior, que apresentou os números do IFCE no município.
“Apesar de ser um campus novo, já colhemos frutos valorosos e que impactam em diversas áreas, em especial na formação de professores, na construção civil, na agroindústria, entre outras áreas”, explicou o diretor. O professor Aglodualdo destacou ainda que o campus de Crateús possui alunos de Novo Oriente, Independência, Iporanga, Poranga, Tamboril, Catunda, Monsenhor Tabosa, Novas Russas e Tauá, tendo relevante atuação regional nos sertões.
Moção
No requerimento de moção, que foi assinado por todos os parlamentares, a Câmara se posiciona na defesa da educação pública e contra o bloqueio dos recursos. Além disso, o documento solicita o engajamento dos representantes no Congresso Nacional no pleito.
O documento também defende que cabe aos governantes a criação de política eficiente e medidas abrangentes para garantir o acesso à educação a todos os brasileiros. “A educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo”, diz o texto.