Home / Ceará / Venezuelanos refugiados em prédio abandonado recebem abrigo da Diocese de Sobral
Venezuelanos refugiados em prédio abandonado recebem abrigo da Diocese de Sobral (Cedida pela Diocese de Sobral)

Venezuelanos refugiados em prédio abandonado recebem abrigo da Diocese de Sobral

Grupo de imigrantes venezuelanos é acolhido pela Diocese de Sobral e Caritás Brasileira. O grupo chegou a Sobral há cerca de uma semana e estava alojado no quintal de um prédio abandonado, sem acesso a condições básicas de moradia, como água para banho e local adequado para dormir.

No total, o grupo de venezuelanos é formado por 30 pessoas. Destas, 15 são crianças e uma das mulheres adultas está grávida. Os venezuelanos já haviam sido vistos nos sinais de trânsito de Sobral e foram levados por uma religiosa ao café da manhã organizado pela Catedral do município, em celebração ao Dia do Pobre, neste domingo (17).

Chegando lá, o grupo de venezuelanos foi acolhido pelo pároco Lucione Queiroz, que se comprometeu a auxiliá-los como fosse possível. A Diocese de Sobral está em processo de disponibilizar uma moradia adequada para acolher os imigrantes.

Em entrevista ao Site Miséria, a coordenadora da Cáritas Diocesana de Sobral, Socorro de Jesus, revelou que o acolhimento aos imigrantes é uma orientação do Papa Francisco. “É uma das nossas missões apoiar os nossos irmãos imigrantes e com a sociedade encontrar formas de ajudar”, declarou.

A Cáritas Diocesana de Sobral entrou em contato com a Santa Casa da Misericórdia e solicitou atendimento médico para os imigrantes venezuelanos. Além disso, uma reunião com Diocese e voluntários está marcada para a noite desta segunda-feira (18). Aqueles que se comprometerem a auxiliar os imigrantes venezuelanos irão entrar em articulação com Poder Público, Prefeitura Municipal e Secretarias para encontrar formas de contribuir com a permanência do grupo no município.

Mais imigrantes

Sobral deve receber novos imigrantes venezuelanos em breve. A sede da Cáritas, localizada em Brasília, vai enviar duas famílias para o município. A organização humanitária tem uma parceria com o Instituto Lojas Renner, que oferece cursos e garante empregos aos refugiados em suas unidades. As duas famílias já têm emprego garantido na Renner recém-inaugurada do Shopping de Sobral.

Por Sarah Gomes/Site Miséria

Facebook Comments
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO