Home / Destaques / Ciclismo é a atividade física do momento em Crateús
Ciclistas de Crateús falam sobre a atividade física que cresce na região

Ciclismo é a atividade física do momento em Crateús

Sabe-se que praticar alguma atividade física está cientificamente comprovado que faz bem! No ciclismo já se ouviu alguma vez de algum amigo que é necessário evoluir, superar os seus limites e etc. Porém, nesta postagem vou esclarecer que é preciso tomar muito cuidado quando resolvemos nos superar em algo e no Mountain Bike isso requer um cuidado maior ainda. Superar os seus limites é algo que deve ser feito com muito respeito para que isso não venha a o prejudicar.

Vamos detalhar melhor o assunto!

A atividade física, não importa que tipo de modalidade esteja sendo praticado: caminhada, corrida, futebol, natação, ciclismo, etc. Seja você criança, adolescente, jovem, adulto ou da terceira idade uma coisa deve ser levada em conta para que isto que você está fazendo muitas vezes com tanta determinação não venha a se tornar um problema no futuro e esta coisa é respeitar os seus limites além de ter sempre um profissional caso deseje um treino mais apurado, deixando de ser algo amador.

Em se tratando de pessoas adeptas do ciclismo, de quem adora pedalar em grupo é importante que além dos cuidados básicos que todo mundo deve ter quando se faz qualquer atividade física e principalmente quando esta atividade é praticada de forma coletiva.

Começar devagar é fundamental. Seu corpo não está preparado para exercícios mais pesados, portanto você não deve querer se igualar ao colega que já tem meses ou anos de prática do mesmo exercício, pois ambos estão em níveis diferentes do mesmo. Um exemplo que pode ser citado: Suponha que você começou a pedalar no mesmo grupo que seu amigo, que há dois anos está ativo. Você vai perceber logo de cara que ele vai estar sempre inteiro ao final de algum treino e você ao contrário deverá estar no mínimo cansado. Aí você se espelha neste amigo, porém você quer resultados a curto prazo. Para isso decide treinar de forma mais intensa, todos os dias. Seu corpo reage sob a forma de constantes dores musculares, entre outros problemas, além de perceber que não houve nenhum avanço. E você fica se perguntando onde errou.

Se você decide modificar sua rotina, fazendo exercícios mais leves, seguindo uma rotina mais tranquila e de acordo com sua finalidade, tendo em mente resultados a médio e longo prazo, respeitando os limites de seu corpo. No pedal o ideal é que os iniciantes se limitem aos passeios, depois aos poucos iniciem nas trilhas mais curtas e com pouco grau de dificuldade para daí por diante se aventurar em aventuras que exijam mais de seu corpo. Não esqueça de alinhar os exercícios a uma rotina de alimentação mais saudável.

Respeitar seus limites te ajuda a evitar problemas futuros de saúde como arritmia cardíaca, tendinite entre outros. Por isso é importante ser acompanhado por um especialista, que pode indicar as atividades certas para seu tipo de corpo e para que você atinja suas pretensões. Portanto, não realize exercícios sem orientação. Converse com o professor na academia ou com algum colega que já pratica a algum tempo. Entenda melhor sobre a realização da atividade em questão e veja se ela realmente atende suas necessidades. Se comprovar que não, procure outras que possam de forma mais eficaz atender aos seus anseios. Pratique exercícios regularmente e mantenha-se saudável. Mas não exagere. Vá com calma. Seu corpo agradece!

Equipe @vou_de_mountainbike

By: Juciane Rodrigues – ciclista de Crateús

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO