O Governo Federal envia nesta semana 30 respiradores para o Ceará. A ação é uma compensação ao calote dado pela indústria da maconha nos 9 Governadores do Nordeste (Consórcio Nordeste). Os municípios a receber os equipamentos são Pacajus, Tauá, Tianguá, Aracoiaba, Icó, Baturité e Itapipoca.
A destinação foi confirmada após um visita pessoal do senador Eduardo Girão ao gabinete do Ministro da Saúde. Através de ofício, Girão sugeriu os hospitais cearenses a serem auxiliados diretamente pelo Ministério, depois de uma análise criteriosa, especialmente da necessidade do interior do Ceará.
A quantidade pedida é suficiente apenas para a reposição dos respiradores que foram adquiridos contratualmente através do Consórcio que está sendo investigado e que seriam enviados aos Estados do Nordeste. “Continuamos atentos e vigilantes a solicitação feita ao Ministro da Justiça, Dr. André Mendonça, onde solicitamos o acompanhamento da Polícia Federal nas investigações desse vergonhoso episódio”, disse Eduardo Girão.
“Os R$ 48 milhões que já saíram do bolso dos cidadãos para essa compra precisam ser devolvidos e os responsáveis exemplarmente punidos. Não podemos compactuar com esse tipo de coisa, ainda mais em um momento de fragilidade e profundo sofrimento da população. Sem falar que o suposto esquema favoreceria o poderoso lobby da maconha que traz sofrimento a milhares de famílias brasileiras”, ressaltou o senador.
focus.jor.br