Home / Sem categoria / Como usar um cartão de débito online e em um caixa eletrônico

Como usar um cartão de débito online e em um caixa eletrônico

Cartões de débito podem ser novos para você ou você pode querer relembrar como eles funcionam. Abordaremos alguns exemplos básicos abaixo e você terá uma ideia clara de como obter o máximo de seu cartão e evitar problemas.

Como usar um cartão de débito
Você pode usar um cartão de débito para pagamento em quase todos os lugares onde os cartões de crédito são aceitos. Isso inclui restaurantes, comerciantes, varejistas online, organizações governamentais e muito mais. Existem algumas exceções, mas na maioria das vezes, é tão fácil quanto passar seu cartão de débito ao finalizar a compra (ou se pagar online, digitando o número do cartão).

Para pagar, execute a faixa magnética preta no verso do cartão na máquina de cartão ou insira o chip quadrado inteligente (se o seu cartão e o comerciante usarem chips). Você pode precisar assinar a transação, embora isso seja opcional para algumas pequenas vendas e compras online. Em alguns estabelecimentos, você paga com seu cartão de débito, entregando-o a um funcionário que o passa por um leitor de cartão para você.

Use um cartão de débito em um caixa eletrônico
Você pode usar cartões de débito para sacar dinheiro de sua conta corrente em um caixa eletrônico (ATM). Para fazer isso, insira seu cartão no leitor de cartão do caixa eletrônico. Se você não tiver certeza de como o cartão é inserido, procure um diagrama que seja semelhante ao seu cartão. Deve indicar qual lado sobe e qual lado deve ficar voltado para a esquerda ou direita (procure algo semelhante à faixa preta no verso do seu cartão).

Depois que o caixa eletrônico ler seu cartão, ele solicitará que você insira seu número de identificação pessoal (PIN). Digite seu PIN enquanto bloqueia sua mão de vista (você não quer que ninguém veja o que você digita neste momento). Em seguida, siga as instruções na tela para fazer saques, visualizar seu saldo ou transferir dinheiro. Se você tiver que inserir seu cartão na máquina e ela ficar com o cartão, entre em contato com o banco dono do caixa eletrônico assim que puder.

Use um cartão de débito online
Se você estiver pagando algo online, normalmente pode usar seu cartão de débito como um cartão de crédito. Você não precisa especificar que deseja usar um cartão de débito (basta selecionar a opção “pagar com cartão de crédito”). Comece indicando o tipo de cartão que você possui – Visa ou MasterCard, por exemplo. Em seguida, digite o número de 16 dígitos na frente do seu cartão de débito. Normalmente, você também precisa inserir a data de vencimento, que pode ser encontrada após as palavras “válido até” ou “válido até”.

Também pode ser necessário fornecer um CCD, CVV ou código de segurança semelhante. Esses códigos de três ou quatro dígitos ajudam a provar que você está autorizado a usar o cartão. Esses códigos podem ser encontrados no verso da maioria dos cartões, na extrema direita (geralmente impressos no cartão em tinta preta após o número do cartão). Em cartões American Express, o código está na frente do cartão (novamente, em tinta preta na extremidade direita).

Para usar um cartão de débito online, geralmente você precisa saber o endereço de cobrança vinculado a esse cartão. Com a maioria dos cartões de débito, este é seu endereço residencial. No entanto, você pode ter dificuldade em usar cartões de débito pré-pagos se não souber qual endereço usar.

Use um cartão de débito pré-pago
Os cartões pré-pagos são semelhantes aos cartões de débito emitidos por bancos tradicionais. A principal diferença é que eles não têm um vínculo direto com sua conta bancária.4 Em vez disso, eles gastam de uma reserva de dinheiro que você carrega no cartão antes de usá-lo. Na maioria dos casos, você pode usar um cartão de débito pré-pago como se fosse qualquer outro cartão. Contanto que você tenha fundos suficientes disponíveis, ninguém vai se importar se você tem um cartão pré-pago.

Você pode eventualmente usar todos os fundos disponíveis em seu cartão de débito pré-pago. Nesse ponto, alguns cartões permitem que você “recarregue” e adicione fundos ao cartão. O processo de recarga varia de cartão para cartão (pode ser necessário ir a uma loja e pagar em dinheiro ou transferir fundos do seu banco).

Se você for usar um cartão de débito pré-pago, fique de olho nas taxas que paga. Esses cartões são normalmente (mas nem sempre) mais caros do que os cartões de débito emitidos pelos bancos.

Cartões de débito x cartões de crédito
Os cartões de débito facilitam o gasto de dinheiro. Mas, quando se trata de cartões de débito vinculados à sua conta corrente, existe um risco significativo envolvido: esse cartão retira fundos diretamente de sua conta bancária.

Se o seu cartão for roubado (ou se alguém roubar as informações do seu cartão), sua conta corrente pode ser drenada por um ladrão. Você está protegido – contanto que relate o problema ao seu banco com rapidez suficiente – mas uma conta bancária temporariamente vazia pode causar estresse e outros problemas.

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO