Home / Coluna Edmar Soares / STF barra reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre

STF barra reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre

Brasília, 7 de dezembro | As principais notícias políticas de Brasília com Edmar Soares.

Reeleição: O Supremo Tribunal Federal barrou, neste domingo, a reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. O placar foi de 6 a 5 contra Maia e 6 a 4 contra Alcolumbre. Os ministros ainda podem rever seus votos até o próximo dia 14.

Reeleição 2: No meio político, a avaliação é a de que a mudança no posicionamento dos ministros se deveu à pressão nas redes sociais, reportou o Estado de S. Paulo. A reviravolta embaralha ainda mais a disputa pelo comando das duas Casas, segundo o Congresso em Foco. O maior argumento para a reeleição, que era evitar a contaminação da pauta do Congresso pelas polêmicas vistas no governo, continuará guiando um bloco relevante nesse processo, disse a coluna Radar, da Veja.

TCU: Fiscalizar as privatizações e a desburocratização da máquina pública será atribuição do futuro ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Oliveira, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro e atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, conforme o Valor.

Governabilidade: Josiel Alcolumbre e Dr. Furlan farão a disputa do segundo turno pela prefeitura de Macapá, cujo primeiro turno, ontem, confirmou favoritismo do irmão do presidente do Senado, trouxe o Valor. A eleição local havia sido adiada pelo apagão.

Agenda: Hoje, a Câmara tem na pauta um pedido de urgência para votar o novo Plano Mansueto e pode aprovar o Marco da Cabotagem e um projeto que libera recursos de fundos públicos para cobrir despesas com a pandemia. Mas, é preciso ver como a decisão do STF contra a reeleição de Maia e Alcolumbre impactará.

Edmar Soares

Comentários
error: USE OS BOTÕES DE COMPARTILHAMENTO