Após uma semana de decreto municipal de lockdown total em Novo Oriente, o município analisa adotar sugestões para flexibilizar o funcionamento do comércio a partir de segunda-feira (17). Uma proposta de flexibilização foi apresentada ao prefeito Neném Coelho (SD), pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Alexsandro Cavalcante.
A gestão deverá emitir novo decreto no sábado (15) com todas as determinações relacionadas a flexibilização. "No próximo sábado haverá reunião para definição final de estratégias para abertura gradual e segura do comércio. Será acatado alguns pontos que constam no relatório da CDL, não todos", afirmou o prefeito.
A proposta indica disponibilidade de funcionários para controlar a entrada de clientes e higienizá-los; atendimento de correspondentes bancários, lotérica e bancos com atendimento prioritário para moradores da zona rural com comprovante de residência; restaurantes e similares funcionando com 40% da capacidade até as 14h; academias com 40% da capacidade; clubes recreativos funcionando com 40% no setor de alimentação, e o comércio noturno de acordo com o decreto estadual, com possibilidade de atendimento com 40% da capacidade.
Ainda de acordo com a ideia da CDL, transportes de horários de outros municípios não devem transitar na cidade na primeira semana, e os transportes da zona rural do município deverão estacionar seus veículos em outros lugares, como na avenida São Francisco. NATHAN LOIOLA