Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada às 09h45 desta quinta-feira (29), para o resgaste de um felino, que segundo a solicitante se tratava de um Gato do Mato. Chegando ao Local, percebeu-se que era um filhote de gato-mourisco, animal raro e em extinção.
O animal integra a lista oficial de espécies ameaçadas da fauna brasileira, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Foi feito o resgaste e entrado em contato com a Polícia Ambiental do Ceará, que providenciará o traslado de Crateús a Juazeiro do Norte e, posteriormente, o felino será encaminhado para o ICMBio, em Petrolina, em Pernambuco.
Vale ressaltar que o gato-mourisco conta na lista de animais ameaçados de extinção e é protegido de modo integral, o que inclui a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.
É importante alertar a população a respeito da captura de animais silvestres, pois podem atacar pessoas sendo capturado de maneira indevida e podendo causar danos maiores.
Sempre que aparecer um animal silvestre em sua residência ou em seu bairro ligue 193 para ser feito a captura correta e sem que o animal ataque pessoas.