De acordo com o professor e orientador dos alunos, Nonato Júnior, trabalho foi classificado como finalista do Prêmio Respostas para o Amanhã. Os alunos finalistas são Pedro Henrique de Sousa Lima, Maria Clara Moreira Bonfim, Mara Eduarda Machado Costa, Maria Fernanda Ferreira Paulino. O projeto está instalado em um sítio do senhor Rivelino José Wenzel, na localidade de Ichuí.
“O projeto funciona por meio dos processos de evaporação e condensação da água com uso da radiação solar. A água salinizada é colocada em um tanque de aquecimento coberto por vidro, que permite a entrada da radiação solar e aquecimento contínuo do sistema. Após algumas horas, essa água evapora, mas os sais permanecem no compartimento inicial. Em seguida, o vapor de água passa por um sistema de resfriamento e volta ao estado líquido, mas agora sem os sais”, explica o professor.
O sistema trata mais de um litro de água por dia, mas está em processo de ampliação para chegar aos dois litros. Além disso, a equipe está trabalhando na construção de uma estação de monitoramento para análise da salinidade da água. Dessa forma, o sistema será capaz de informar se ela está adequada para consumo humano.
Serão três vencedores pelo Júri Popular, com votação aberta entre 12 e 17 de novembro, e outros três vencedores nacionais, que serão definidos por avaliação da comissão julgadora também no dia 17. O anúncio dos vencedores acontece no dia seguinte, em 18 de novembro.