Na manhã de segunda-feira (04), a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) organizou reunião para debater o consórcio intermunicipal de saúde para o Território dos Carnaubais. A proposta é instalar, no município de Castelo do Piauí, um hospital que atenda a população do território para consultas e procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar.
Na ocasião, com a apresentação de estratégias de ampliação de acesso a esses serviços, os prefeitos dos Carnaubais e o Agente de Desenvolvimento Territorial Gecivaldo Gama aproveitaram a oportunidade para conhecer a proposta a partir de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e do consórcio intermunicipal de saúde de Crateús, representado pelo advogado Dirceu Vieira.
A reunião, que contou com prefeitos de Buriti dos Montes, Novo Santo Antônio, São Miguel do Tapuio e outros, foi um alinhamento de diretrizes para a implementação futura e um momento de aprendizado coletivo, pois contou com a exposição do modelo implementado em Crateús, cujo consórcio abarca onze municípios no entorno, sendo o modelo de serviços como referência no Ceará, podendo a ideia ser realizada no vizinho estado do Piauí.
Para Ana Maria Eulálio, Diretora de Planejamento da Sesapi, “com o acesso facilitado a consultas especializadas e exames na região, temos boas expectativas de que todos e todas tenham um sistema único de saúde forte e descentralizado”.
“É de extrema importância aprofundar conhecimentos sobre a saúde, partindo da aproximação e acompanhamento de pares, para que possamos nos comprometer em apoiar o consórcio, bem como para levarmos esse exemplo a outros territórios, sendo um avanço no passo certo para o desenvolvimento do estado”, afirmou Márcia Mendes, Diretora de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan.