A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, situada em Crateús, emitiu nota de esclarecimento nesta quinta-feira (07), em que alerta que um homem estaria se passando por fiscal, afirmando trabalhar para o Corpo de Bombeiros no município.
O estelionatário estaria cobrando R$ 230 a visita, e a troca da mangueira do recipiente de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Na nota, a Companhia alerta que "nenhuma pessoa física ou jurídica é delegada para realizar qualquer vistoria de competência institucional" e "não realiza qualquer tipo de cobrança".
O Corpo de Bombeiros orienta ainda que a população não permita acesso do criminoso à residência e acione a Polícia Militar, via 190, ou o próprio Corpo de Bombeiros, via 193.
Confira a nota na íntegra:
A 2° Companhia do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará, situada em Crateús, informa que não realiza vistorias em recipientes de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), principalmente em edificações unifamiliares. Nos chegou informações que, "Um indivíduo está visitando residências em Crateús-Ce, alegando estar realizando verificação de recipientes de GLP para o Corpo de Bombeiros Militar, cobrando R$ 230 a visita e a troca da mangueira do recipiente".
O CBMCE não delega missões afetas ao Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico a terceiros, portanto nenhuma pessoa física ou jurídica tem ou terá delegação para execução de qualquer tipo de vistoria de competência institucional.
CBMCE não realiza qualquer tipo de cobrança numerária, diversa da prevista legalmente, sendo que o pagamento de taxas previstas legalmente são realizados exclusivamente através de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Nunca com cobrança e recebimento imediato, em espécie;
O CBMCE executa suas ações e operações de competência Institucional exclusivamente com militares fardados e devidamente identificados.
Orientamos que caso algum cidadão seja surpreendido em sua residência por algum suspeito com a intenção de realizar vistoria de tal natureza ou similar, que:
- Não franqueie o acesso de sua residência a tal suspeito;
- Acione imediatamente a Polícia Militar, via 190 e o Corpo de Bombeiros Militar, via 193 para a tomada de providências legais cabíveis.