Corpo de Bombeiros resgata cobra jararaca no município de Ipueiras




Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE) realizaram, nessa terça-feira (24), o resgate de uma cobra jararaca. A ação ocorreu no município de Ipueiras. A cobra foi examinada e solta em uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Para a ocorrência, a equipe da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/3ºBBM) foram acionados para resgatar o réptil, que estava próximo a uma bomba de um posto de combustível. Imediatamente, a guarnição se deslocou ao local informado e retirou a cobra com uma piça de manejo de serpentes.

Após o resgate, o réptil foi identificado como sendo uma jararaca venenosa, e posteriormente, foi levada a uma região distante da zona urbana e encaminhada para uma Área de Proteção Ambiental (APA).
 
Sobre a cobra jararaca

A cobra jararaca é uma muito perigosa, porém, normalmente ela costuma fugir quando é vista. Possui em média cerca de 1,20 metros de comprimento, com uma camuflagem muito boa, o que lhe proporciona uma difícil visualização. Como também, sua reprodução aflora normalmente no período chuvoso. Existem cerca de 30 tipos de jararacas no Brasil, sendo elas responsáveis por 90% dos acidentes por picada de cobras peçonhentas em humanos.
 
Orientações e cuidados

Ao avistar uma cobra ou qualquer outro animal peçonhento ou silvestre, mantenha sempre uma distância de segurança entre você e ele. Jamais tente capturá-lo, pois você provavelmente irá estressá-lo, o que aumentará a chance de um ataque. Ligue imediatamente 193 e mantenha o local o mais seguro possível. Nossas equipes estão prontas para atender a ocorrência e solucionar da melhor forma possível.

Via Ascom

1 Comentários

  1. Está serpente não é uma jararaca , e sim uma serpente inofensiva , conhecida popularmente como boipeva. Trata-se de um exemplar de Xenodon mereemii.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem