Cerca de 56 cidades cearenses serão afetadas com o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, dentre eles os municípios da região dos Sertões de Crateús, que realizam transferências de casos graves para a instituição. O anúncio da paralização foi realizado através de nota emitida pela Assessoria de Comunicação, esperada para próximo dia 06/07.
Consultado nesta quinta-feira (30), o diretor geral do hospital São Lucas em Crateús, Marcos Granemann, afirmou que, caso a paralização da Santa Casa aconteça, poderá aumentar a demanda do hospital em Crateús.
"É provável que demandas que iriam pra lá venham para o São Lucas. Preocupa um pouco, nossa demanda já está bem acima da nossa capacidade, além de que financeiramente, teremos que ter ajuda", destacou.
A justificativa anunciada pela Santa Casa é "crise", "sofrendo descontos extremamente injustos nos incentivos federais destinados ao custeio do serviço" e "falta de apoio financeiro por parte da gestão municipal", conforme destacou em nota.
O caso preocupa gestores municipais e a população, que necessita dos serviços médicos da Santa Casa.
Já em post nas redes sociais, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), afirmou que trata-se de um boato e que jamais irá acontecer.