Cinco localidades do município de Poranga serão estudadas por equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conforme informou o secretário de meio ambiente de Poranga, Jaeger Pinho. O município havia solicitado há alguns anos, IPHAN realizasse um estudo sobre as pinturas rupestres que existem em vários sítios arqueológicos poranguenses.
Durante a semana, equipe do IPHAN teria entrado em contato informando que Poranga foi escolhida para receber arqueólogos que estudarão cinco sítios.
São nesses lugares que existem as pinturas rupestres que foram feitas por homens pré históricos há milhares de anos.
"Indicaremos as localidades, Sítio Novo, Fazenda Saco, Arraial, Pitombeira e Baixa Grande. Existem muitos outros locais (...). Esse estudo será de grande importância científica, histórica e cultural, pois colocará Poranga na lista de municípios que podem receber um museu, além de formar guias de turismo, alavancando essa atividade em nosso município, gerando emprego e renda", ressaltou o secretário.
Ainda conforme o gestor, a população pode entrar em contato com a administração para colaborar com a equipe do IPHAN sobre achados arqueológicos.