Foto: Aguiar Machado |
Considerado um dos pontos turísticos da região, o Açude Flor do Campo, localizado na zona rural de Novo Oriente, principal reservatório de água da região dos Sertões de Crateús, passou apresentar barreiras contra banhistas.
Conforme banhistas, a proibição ocorreu após acúmulo de lixo nas margens do açude, por parte de pessoas que frequentam o local, o que foi confirmado Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
A Cogerh confirmou em nota enviada ao repórter Nathan Loiola nesta quinta-feira (16), que os locais já estão sendo sinalizados próximo à área de captação de água feita pela Cagece e Cogerh, para "evitar o dano ambiental (lixo deixado na área que compromete a qualidade da água) e minimizar o risco de acidente, já que no local passam cabos elétricos que alimentam as bombas dois dois sistemas". Entretanto, morador do município afirmam que a proibição engloba também demais margens do açude.
Confira a nota da Cogerh na íntegra:
A pedido do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) proibiu o banho próximo à área de captação de água feita pela Cagece e pelo Sisar para abastecimento humano. A medida deve-se principalmente a dois fatores: evitar o dano ambiental (lixo deixado na área que compromete a qualidade da água) e, minimizar o risco de acidente, já que no local passam cabos elétricos que alimentam as bombas dos dois sistemas. O local já foi devidamente sinalizado.
Em um segundo momento, a Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê de Bacias discutirá o tema focando em ações de sensibilização dos banhistas.