Jovem piauiense portadora de doença rara morre aos 27 anos e causa grande comoção



Na tarde desta segunda-feira (29/05), faleceu aos 27 anos de idade a jovem aguabranquense Anna Caroline Donato dos Santos. Ela era portadora de anemia falciforme, uma doença hereditária que causa a má-formação das hemácias. A morte prematura da jovem causou grande comoção na cidade. As informações são do Canal 121.

Anna Caroline vinha realizando tratamento contra a doença há vários anos e foi internada em diversas ocasiões, inclusive em hospitais na capital. O óbito ocorreu por volta das 15h no Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, em Água Branca.

Residente no bairro Poeirão, a jovem era casada e não tinha filhos.

A anemia falciforme é uma condição hereditária que provoca alterações na forma dos glóbulos vermelhos, que passam a ter um formato semelhante ao de uma foice ou meia lua, em vez do formato discóide normal.

"A anemia falciforme é uma doença hereditária. As crianças já nascem com um defeito na produção das células sanguíneas", explica a médica Adriana Seber em uma reportagem para o Fantástico.

Em vez de serem flexíveis como discos e fluir facilmente pelos vasos sanguíneos, os glóbulos vermelhos afetados pela doença acabam adquirindo uma forma de foice e tendem a se aglomerar uns aos outros.

"Isso faz com que os glóbulos vermelhos da criança obstruam várias artérias do corpo. Assim, qualquer parte do corpo pode sofrer com a falta de fluxo sanguíneo. A vida deles se torna muito difícil, com dores crônicas, múltiplas internações, infecções recorrentes, além de estarem suscetíveis a acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e derrames", relata a médica.

Embora seja possível tratar a anemia falciforme com medicamentos que devem ser tomados ao longo da vida para diminuir o risco de complicações, a cura efetiva da doença só pode ser alcançada por meio do transplante de células-tronco hematopoéticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem