O município de Tauá, na Região dos Inhamuns, recebeu nesta sexta-feira (28) o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. A visita foi motivada pelo destaque da produção de pescados no município. Mesmo com chuvas irregulares e em pleno semiárido, Tauá é o município do Interior cearense que mais exporta filé de peixe. “O homem e a mulher tauaenses mostraram a garra e a determinação de vencer a adversidade. Aqui, em Tauá, foi contra a lógica. O tamanho do povo de Tauá e do tamanho do sonho que ele tem e transformaram a realidade e a pesca é exemplo disso”, enfatizou o ministro.
A prefeita Patrícia Aguiar ressaltou o empenho dos pescadores artesanais de Tauá e o trabalho desenvolvido pela cooperativa. “Nós demos o apoio necessário para essa evolução, porque confiamos no talento e na competência desses trabalhadores. A maior recompensa é ver a geração de renda, de postos de trabalho e a venda do peixe produzido aqui para outros estados”, comemorou Patrícia.
O deputado federal Domingos Neto destacou que a vinda do ministro da Pesca e Aquicultura a Tauá seria inimaginável há poucos anos. “Muitos municípios e estados que têm mais água que Tauá compram hoje pescados daqui. É um exemplo para todos. E já lanço em Tauá, o desafio de também investir na carcinicultura”, disse Domingos Neto.
“Tauá está se destacando em nível nacional. Em uma semana, dois ministros de Estada estiveram aqui (Wellington Dias, da Assistência Social, e André de Paula) e viram o exemplo do que está acontecendo no município”, enfatizou o deputado federal Luiz Gastão.
“A ousadia no sonhar que fez concretizar a organização dos pescadores de Tauá, que hoje exporta peixe para outros municípios e estados. Se a natureza não facilitou, mesmo com pouca água é possível fazer que o está sendo feito aqui”, destacou o ex-governador Domingos Filho. “Precisamos, enquanto poder, valorizar a pesca. É fonte de emprego e renda. O resultado que vemos hoje com os pescadores de Tauá foi uma conquista da determinação desses trabalhadores”, destacou a deputada estadual Gabriella Aguiar.
Cicim do Peixe, pescador e fundador da Z43 - que representa a Região dos Inhamuns - destacou as conquistas nos últimos 20 anos, entre elas o Seguro-Defeso. “Hoje, todos os pescadores do Inhamuns tem uma carteirinha que garante os direitos dos pescadores. O meu pai se aposentou como pescador”, disse.
O ministro André de Paula esteve nesta quinta-feira e sexta-feira no Ceará. Durante a estadia no Estado, ele visitou empresa de rações Samaria, a empresa de Compex (exportadora de lagosta e atum) e se reuniu com pescadores artesanais em Fortaleza e Tauá.
Blog do Wilrismar