José Cruz/Agência Brasil |
Governo Federal vai oferecer passagens aéreas pelo preço fixo de 200 reais por trecho a partir de agosto deste ano, através do programa Voa Brasil. A compra das passagens será liberada apenas para aposentados e pensionistas do INSS que não voaram nos últimos 12 meses.
Será lançado um site e um aplicativo do Voa Brasil, por onde será possível acessar e selecionar os trechos disponíveis. As companhias aéreas que participarão do programa são a Latam, Azul e Gol. Os beneficiários poderão comprar até quatro passagens aéreas por ano, nos períodos chamados "ociosos", como em de fevereiro a junho e de agosto a novembro, considerados meses de baixa temporada, onde se tem ociosidade de 21%, em média, nos voos domésticos.
O programa tem como objetivo atingir sua capacidade máxima dentro de um ano, ou seja, em agosto de 2024. De acordo com o ministro Márcio França, atualmente, estão sendo oferecidos cerca de 1,5 milhão de passagens por mês. Com a implementação do programa, espere-se que o número de voos no país aumente, especialmente para áreas de baixa demanda.
Além disso, o governo está estudando a possibilidade de estabelecer parcerias para viabilizar cashbacks, com o intuito de aliviar parte da taxa de embarque para os passageiros. Dessa forma, os passageiros poderiam utilizar esse valor em consumos dentro do aeroporto ou no deslocamento até o voo. Essa medida visa proporcionar mais benefícios aos passageiros e tornar as viagens mais acessíveis.
Por Raiana Lucas/Miseria