Foto: Assessoria de Comunicação |
Em cerimônia realizada nesta terça-feira (31), em Brasília, o presidente Lula (PT) sancionou a Lei 3643/2015, que reconhece o Pau de Arara como manifestação da cultura nacional. O evento contou com a participação de figuras políticas importantes para o contexto cearense, como o deputado federal José Guimarães (PT), e o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Fernando Santana (PT).
Pontua-se que a lei é de autoria do líder do governo na Câmara Federal, José Guimarães. Salienta-se, ainda, que o reconhecimento é visto pela comunidade religiosa como um importante marco simbólico, já que em diversos momentos esse veículo é utilizado para assegurar os deslocamento dessas pessoas às diversas romarias que acontecem pelo Nordeste, sendo também parte do processo de manifestação da fé popular.
Presente no momento da sanção, o deputado estadual Fernando Santana pontuou a relevância da nova lei."A sanção desta Lei abre caminho para a valorização do patrimônio cultural imaterial do Brasil. Mais que isso, garante a manutenção da prática da fé pelo nosso romeiro, que paga a sua promessa, a sua penitência, a partir do deslocamento de sua cidade natal ao Juazeiro do Norte, ou para Canindé, por exemplo, utilizando o pau de arara como ferramenta neste processo".
Santana pontuou, também, que é papel fundamental do parlamentar compreender aquilo que se manifesta enquanto demanda social. Ele detalhou, ainda, que em sua avaliação esse reconhecimento garante a continuidade das romarias que se verificam anualmente em cidades como Juazeiro do Norte e Canindé.
Por Paulo Junior/Miséria