Lideranças políticas de Ipueiras e da região, além de representantes de instituições, voltaram a debater a importância das obras de um açude de grande porte no município, que é o segundo em maior população na região dos Sertões de Crateús. O evento tratou-se da terceira edição do Pacto de Cooperação do Agronegócio da Ibiapaba (Agropacto), na noite desta quarta-feira (02).
O encontro ocorreu no Espaço Cultural do município vizinho, Croatá, que deverá ceder cerca de 15% de seu território para as obras, ficando o restante na localidade de Jacaré, no distrito de São José de Lontras, a 35 km da sede de Ipueiras.
Mais de 700 assinaturas de populares foram coletadas por representantes Sebrae, a serem encaminhadas para o governador Elmano de Freitas (PT), que possui vínculos com o governo federal através do presidente Lula (PT), o que poderá viabilizar as obras.
O projeto, que prevê capacidade de 347 milhões de m³ de água, é debatido desde o ano de 1988, porém já existe há 100 anos, aguardando então verbas para início das obras por parte do governo federal.
"Foram pegas mais de 700 assinaturas, que serão levadas para o Ministério da Integração do Governo Federal. Ficou acordado o pacto entre todos os prefeitos da região para se empenharem em busca dessa obra, além do Sebrae, CDL dentre outros. Foi um evento que partiu do povo cobrando, e com certeza ficou pra história", destacou jovem voluntário Elson Silva, que visitou câmaras municipais e instituições da região para divulgar a importância do projeto.