Acadêmico busca atenção das autoridades para valor histórico e cultural de museu em Crateús


Projeto realizado pelo historiador Carlos Alberto de Oliveira, acadêmico do 9º semestre da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FAEC) de Crateús, exibiu pesquisa realizada no museu do Padre Geraldinho, em Crateús. 

A pesquisa foi apresentada na sede da UECE, no Itaperi, em Fortaleza, durante o XXVIII Congresso Universitário da UECE, realizado no dia 26 de setembro, que reúne diversos pesquisadores graduados, mestres e doutores. 

Conforme a pesquisa, "o museu preserva raríssimos artefatos, alguns que incluem a Guerra do Paraguai, objetos da proclamação da República, da Guerra de Canudos, projetos de balas de fuzis ligados a passagem da Coluna Preste, no município de Ipueiras no século XX, como ainda, tijolo que data cerca de aproximadamente 300 anos, mas também rocha da era Cenozoica, visto que incluir em seu patrimônio particular, uma vastidão de discos de vinis, mobílias de origens francesas, vários quadros, imensidão de relógios em madeira, de vários estilos, mais de 30 telefones referentes diferentes épocas, estátuas, uma sala de artigos religiosos que incluir bíblias, imagens santos, castiçais de velas, batinas, confessionário de madeira, galhetas que guarda o vinho, cálices, prato de metal".

"A Universidade esta tentando chamar atenção das autoridades para conseguir investimentos olhar para  a preservação do aparelho cultural", declarou o estudante. 

O projeto teve orientação do professor Dr. Lucas Oliveira, com participação das Acadêmicas Helainny Miranda, e Camila Almeida. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem