Influenciada por ex-miss Ceará, aluna surda da FAEC de Crateús apresenta trabalho em congresso da UECE


Com o tema A educação de surdos no nível superior nos sertões de Crateús, a aluna do 4 semestre do curso de pedagogia da Faculdade de Educação o e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), Antônia Renata de Melo, apresenta trabalho na XXVIII Semana Universitária - SU da UECE em Fortaleza, ocorrido no dia 26 de setembro. 

A pesquisa teve como objetivo deixar um registro para profissionais na área da educação e também para a própria comunidade surda como uma forma de resistência e confirmação dessa identidade cultural que o surdo possui quando obtém as ferramentas para chegar nesse espaço acadêmico.

A discente Surda Renata, é membro da ASCRAT (Associação de Surdos de Crateús), que tem quase 4 anos de luta. 

Renata apresentou seus principais incentivadores como a ex-miss Ceará e professora da UFC, também surda, Vanessa Vidal, que com seu histórico de vida serviu de modelo para que os mesmos fossem autores de suas próprias histórias e não mais somente percebidos como deficientes. A aluna apresenta as instituições de ensino superior que possuem alunos com surdez e seus respectivos grupos de acessibilidade, como é o caso do NAAI FAEC (Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das pessoas com Deficiência). 

A discente apresentou seu trabalho sendo acompanhada pela intérprete de Libras Neila Marques da Costa Saboia. Além disso também auxiliou e participou da oficina de Libras, contribuindo com a sinalização e batismo das pessoas presentes. 

Observação: o batismo na língua Brasileira de Sinais significa dar um sinal que apresente uma característica marcante do indivíduo onde não precisa mais utilizar o alfabeto manual ou datilologia para reconhecer os sujeitos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem