Foto: Reprodução/ G1 |
Estudante de Fortaleza, foi designado para fazer as provas do Enem em na cidade de Varjota, a 262 quilômetros de distância de sua residência, tudo por conta de uma confusão relacionada ao nome do Bairro Varjota em Fortaleza, onde mora. Lucas Vinícius Lobato da Silva, de 17 anos, descobriu o erro só quando os locais de prova foram divulgados.
Segundo a mãe de Lucas, América Lobato, o problema surgiu durante o processo de inscrição no Enem. Eles especificaram o bairro “Varjota” em Fortaleza, onde residem, no entanto, ao consultar o local de prova, descobriram que o adolescente havia sido alocado em uma cidade chamada Varjota, que curiosamente possui o mesmo nome do bairro em Fortaleza.
O G1 questionou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a respeito do erro apontado pela mãe do estudante e se haveria a possibilidade de corrigir o local de prova. No entanto, até a última atualização desta reportagem, o Inep não havia fornecido resposta.
Essa confusão resultou em uma situação desafiadora para Lucas, no 3º ano do Ensino Médio, sonha em cursar medicina ou direito. Devido à grande distância e ao tempo de deslocamento de mais de 3 horas entre as duas cidades, ele tomou a difícil decisão de desistir de participar do Enem deste ano.
Um caso semelhante ocorreu com uma estudante de 23 anos, moradora de Campos dos Goytacazes (RJ), que também tomou a decisão de não realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Juliana recebeu a notícia de que sua prova acontecerá em uma escola no Méier, onde a viagem dura mais de quatro horas de carro até o local do exame.
Com g1