Com o maior número de casos registrado em Novo Oriente (10 casos confirmados), os municípios de Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria, Tamboril e Hidrolândia juntos registraram 36 casos positivos de Covid-19 no último mês. Crateús ficou em segundo lugar com 6 casos confirmados e Tamboril em terceiro, com 5 casos. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) consultados na manhã do dia 30/11. Confira os casos por município:
-Crateús: Confirmados 6 / Em investigação 5
-Novo Oriente: Confirmados 10 / Em investigação 3
-Poranga: Confirmados 3 / Em investigação: em branco
-Ararenda: Confirmados 1 / Em investigação: em branco
-Tamboril: Confirmados 5 / Em investigação 4
-Ipaporanga: Confirmados 2 / Em investigação: em branco
-Monsenhor Tabosa: Confirmados 2 / Em investigação 1
-Santa Quitéria: Confirmados 1 / Em investigação: em branco
-Quiterianópolis: Em branco
-Independência: Em branco
-Hidrolândia: Confirmados 4 / Em investigação: Em branco
-Nova Russas: Confirmados 1 / Em investigação 1
-Catunda: Confirmados 1 / Em investigação: Em branco
O Ceará teve 1.177 casos positivos de Covid-19 entre 25 de outubro e 25 de novembro. Durante o período, o estado teve um pico de 154 diagnósticos positivos de coronavírus no último dia 20 de novembro. No entanto, a curva dos casos tem mostrado crescimento quase constante no último mês. A taxa de positivivade dos testes feitos em laboratório também aumentou, saltando de 5,8% para 21,3% em menos de dez dias de novembro.
No Ceará, o aumento do número de casos de Covid-19 pode estar ligada à circulação da subvariante JG.3, que descende da variante EG.5, uma subvariante da Ômicron popularmente conhecida como Éris, conforme avalia o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta).