Na noite de quarta-feira (13), duas pessoas de Crateús, vítimas de um golpe digital, procuraram a Delegacia de Polícia Civil. Segundo informações obtidas, as vítimas receberam mensagens de texto via SMS em seus celulares, alertando sobre compras suspeitas realizadas através de seus aplicativos bancários, geralmente do Nubank.
Para cancelar ou confirmar a compra, as vítimas foram instruídas a ligar para um número específico. Durante a ligação, o golpista solicitou a confirmação de alguns dados e instruiu as vítimas a acessarem o aplicativo do banco digital e alterarem o limite de transferência.
Após a alteração, as vítimas foram orientadas a tentar fazer uma transferência para suas próprias contas, o que não foi possível inicialmente. Em seguida, o golpista pediu que as vítimas tentassem fazer uma transferência para outro número, fornecendo um número de PIX. Quando as vítimas realizaram o procedimento, descobriram que a transferência foi bem-sucedida e que haviam caído em um golpe.
Com a confirmação dos dados e o acesso ao aplicativo, os golpistas conseguiram espelhar as ações das vítimas e realizar a transferência via PIX. Entre as pessoas que procuraram a Delegacia de Polícia, uma transferiu mais de 600 reais e a outra transferiu a quantia de 1.250 reais.
A Delegacia de Polícia orienta as pessoas a terem cuidado para não caírem nesse golpe. Caso recebam alguma mensagem de texto informando sobre uma compra suspeita pelo aplicativo, é recomendado que não levem a mensagem em consideração e não realizem nenhum procedimento sem antes confirmar com o banco.