O vereador Josivan dos Santos Pereira, de 41 anos, conhecido como Bambam, perdeu seu mandato na Câmara Municipal de Baturité por quebra de decoro parlamentar. Eleito pelo PL e ocupando a vice-presidência da casa legislativa, foi cassado por seus colegas em uma sessão realizada na sexta-feira (15). Bambam foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigava a acusação de agressão física a uma criança autista.
O incidente ocorreu no início de outubro. A vítima, uma criança de 11 anos diagnosticada com TDAH e TDO, teria se aproximado da filha do vereador, que reagiu agredindo a criança, torcendo seu braço e pressionando seu rosto contra uma parede, conforme documentos apresentados na CPI. A sessão foi iniciada em meio a um clima tenso, com os presentes clamando por justiça e afirmando que “o vereador está a serviço do povo e não para agredir”.
O processo, que contava com quase mil páginas, incluía laudos médicos sobre a criança e registros posteriores à agressão. Neles, o então vereador se manifestava sobre o caso, alegando que o menino tinha “conduta desviante”. O relatório da CPI confirmou a veracidade da denúncia e recomendou a cassação do mandato do parlamentar.
A decisão foi tomada no plenário, com a cassação sendo aprovada por unanimidade, com 10 votos a favor. Com a decisão da Câmara Municipal de Baturité, Bambam teve seu mandato cassado e ficará inelegível por oito anos.