Com investimento na ordem de quase R$ 12 milhões, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza obra de substituição de 59 quilômetros de redes e ramais de distribuição de água em Crateús. A renovação do sistema de abastecimento do município, que já possui mais de 30 anos de instalação, está sendo realizada pela Unidade de Negócio Bacia dos Sertões do Crateús (UNBSC) e tem o objetivo de combater as perdas de água por vazamento e garantir qualidade na prestação dos serviços da companhia para a população.
Para dar início a execução dos serviços, foi feito um mapeamento das redes com maior incidência de vazamentos. Desse modo, a companhia tem dado prioridade, nessa primeira etapa, à substituição de 19 mil metros de rede e 40 mil metros de ramais de ligação de água no município. Cerca de 13% dos serviços de substituição já foram executados.
De acordo com o gerente da UNBSC, Tiago Florêncio, as obras beneficiarão a população de toda a área urbana de Crateús. “O escopo dos serviços consiste basicamente na substituição das tubulações das redes que estão com vida útil alcançada. As obras de substituições foram iniciadas em junho de 2023 e terão duração de aproximadamente 30 meses”, informa.
As substituições de rede e de ligações de água aumentarão, em média, 50 anos a vida útil do sistema de abastecimento de Crateús, além de trazer maior segurança hídrica e continuidade do serviço para os clientes da companhia.