Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) deu mais um importante passo para a segurança hídrica no Ceará. No dia 8 de janeiro, o Diretor-Geral da Autarquia, Fernando Leão, e o Diretor de Infraestrutura Hídrica, Luiz Hernani de Carvalho Júnior, assinaram a ordem de serviço para iniciar as obras de recuperação em 18 barragens localizadas no Estado.
Essa medida visa fortalecer a infraestrutura hídrica em diversos municípios, assegurando um abastecimento estável para as comunidades locais. As obras, programadas para começar em 15 de janeiro, com início na Barragem de Quixeramobim, no sertão central cearense, uma das mais importantes do Estado, tendo com prazo de entrega dessa Barragem, em específico, de 120 dias.
Durante esse período, equipes especializadas trabalharão nas barragens situadas nos municípios de Pentecostes, Umirim, Sobral, Forquilha, Varjota, Nova Russas, Quixeramobim, Irapuã Pinheiro, Iguatu, Caririaçu, Jaguaribe, Morada Nova e Russas.
De acordo com o Diretor-Geral, Fernando Leão, essa abrangência reflete o compromisso do DNOCS em fortalecer não só a segurança hídrica, mas também a economia, o desenvolvimento e a cidadania das populações beneficiadas. “A recuperação dessas barragens é de extrema importância para garantir a sustentabilidade ambiental, o fomento da piscicultura, que gera também segurança alimentar, e o fornecimento contínuo de água para as comunidades. A conclusão bem-sucedida dessas obras não apenas fortalecerá a infraestrutura, mas também trará benefícios significativos para a população desses municípios, promovendo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida”, afirmou.
Fernando Leão complementou ainda que os empreendimentos são um compromisso do Governo Federal, com aval do presidente Lula, por intermédio do deputado José Guimarães (PT/CE).