Programa de Pós-graduação em Filosofia da UECE recebe primeiro aluno indígena

 

O professor e pesquisador Daniel Gomes, ou Daniel Potiguara, é o indígena da comunidade de Potiguara Crateús e também o primeiro aluno indígena a ingressar no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além da vaga no mestrado, Daniel também foi aprovado na etapa teórica do 1º Concurso Público para Professores Indígenas da Rede Estadual de Ensino.

De acordo com o perfil do curso, o ingresso de Daniel é " resultado das conquistas educacionais, culturais e políticas das comunidades originárias de nosso Estado e da política de cotas de nosso programa, que, no último edital, reservou 10 vagas para ampla concorrência, 9 para negras/os, 1 para Pessoa com Deficiência e 1 para indígena".

O Ceará possui 23 Comunidades Indígenas, sendo 16 delas reconhecidas pelo Governo do Estado. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ceará tem 20 povos: Anacé, Cariri, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Kariri-Quixelô, Karão, Paiacu,Pitaguari, Potiguara, Quixará-Tapuia, Tapeba, Tabajara, Tapuia-Kariri, Tremembé, Tubiba-Tapuia, Tupinambá e Warão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem