Mario Jorge Lobo Zagallo, um dos maiores ícones do futebol brasileiro, faleceu aos 92 anos no Hospital Barra D’Or, na zona oeste do Rio de Janeiro, às 23h41 desta sexta-feira. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos, resultante de progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes.
Zagallo foi um dos grandes nomes da história do futebol mundial e único a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. Ele é, até hoje, o maior vencedor de Copas do Mundo, com dois títulos como jogador, um como treinador e um como coordenador técnico .
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou luto oficial de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lamentou a morte da “lenda” em nota oficial: “A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol” 3.
Zagallo será sempre lembrado como um dos maiores nomes do futebol brasileiro e mundial, e sua contribuição para o esporte jamais será esquecida.