O nome de Roberto Uchôa, inicialmente apontado como possível oposição, já foi citado como aliado de Carlos Antônio e agora rebaixado, possivelmente, à vice de Tatiele. Entre os grupos políticos do município, se lamenta a situação de Roberto, que era visto como um nome novo, com boa popularidade e empresário de sucesso, além do enorme potencial de derrotar a polêmica gestão de Carlos Antônio e Marcos Feitosa mas que, graças a sua indecisão, vem perdendo espaço rapidamente.
Se Roberto apoiar o grupo, Poranga poderá continuar nos mesmos moldes que os atuais, sendo que em menos de um ano, a gestão já perdeu três secretários além do diretor do hospital diante da grave crise político-administrativa, além da saída da principal apoiadora, a vereadora Liduina do Pial e o vereador Tibiju, restando apenas três vereadores do lado situacionista.
Se confirmada a adesão de Uchôa ao grupo de Carlos Antônio, o empresário deve estar preparado. A administração pública de Poranga é alvo de constantes críticas da população e dos meios de comunicação local e regional, o prefeito do município, Carlos Antônio, é visto constantemente, por meio das próprias redes sociais ou de aliados, em situações bem cômodas e fartas, sempre desfrutando de um alto padrão de comida e bebida acompanhado de sua base.
Recentemente, plantonistas do hospital municipal denunciaram até a falta do lanche dos profissionais no referido hospital, que não tem insumos básicos, benzetacil, ou mesmo lençóis para as camas dos pacientes. Enquanto isso, Carlos Antônio posa com cerca de meia dúzia de aliados em uma mesa farta.
Outra situação lamentável é a de uma máquina de Raio X, que desde 2022 se encontra inutilizada em um quarto do hospital. Isso obriga os moradores que necessitam de um simples exame de Raio X a se deslocarem até a cidade de Gratas.
Além disso, questionamentos têm sido feitos pela população e pelos vereadores do município sobre uma emenda parlamentar no valor de meio milhão de reais, recebida pela prefeitura em 2023, enviada pelo Deputado A.J.Albuquerque. Até o momento, o prefeito não teria prestado contas sobre como esse dinheiro foi gasto, conforme alguns vereadores já denunciaram.