Antônio Batista Fragoso nasceu em Teixeira, Paraíba, em 10 de dezembro de 1920. Era filho de José Fragoso da Costa e de Maria José Batista da Costa.
Aos 14 anos, Antônio Fragoso foi admitido no Seminário Arquidiocesano em João Pessoa, onde, 10 anos depois, seria ordenado padre. Além dele, mais dois de seus irmãos, Hugo Fragoso e Domingos Fragoso, seguiram o caminho religioso.
Em 13 de março de 1957, o Papa Pio XII o nomeou bispo auxiliar do Maranhão, cargo que exerceu até sua vinda para Crateús. Em 28 de abril de 1964, o Papa Paulo VI o nomeou como primeiro bispo desta cidade.
Aqui, exerceu seu sacerdócio até 18 de fevereiro de 1998, quando se aposentou e passou à distinção de Bispo Emérito.
Em Crateús, Dom Fragoso tinha um estilo próprio: inclinava-se pela prática pastoral e possuía afinidades pela Teologia da Libertação, vertente que trabalha a união dos aspectos sociais com os religiosos. Pela escolha social, Fragoso teve que enfrentar muita oposição em suas práticas pastorais, sobretudo pelo fato de que, na época, o poder federal era administrado por militares com ideias conservadoras.
Aposentando-se em 1998, Dom Fragoso foi para a Paraíba, vindo a falecer aos 85 anos, em 12 de agosto de 2006, vítima de um infarto.
Além de um bairro, Dom Fragoso é patrono de uma rua no Bairro Cidade Nova e de escolas pela região.
Texto escrito por: Kaio Martins, Cientista Político.