O programa Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem está com inscrições abertas para 2.200 vagas em cursos gratuitos de qualificação em Tecnologia no Ceará, de forma remota. As formações são em Trilha de Ciência de Dados (1.600 vagas) e Trilha de Full Stack (600 vagas), com duração de 12 meses, cada. O público-alvo são estudantes de escolas, institutos e universidades localizadas em território cearense.
A iniciativa acontece com o objetivo de formar cearenses para atuarem no mercado de novas tecnologias. De acordo com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), as atividades foram iniciadas no Ceará ainda em 2022, com a formação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, distribuídas em 73 municípios.
"Queremos suprir a demanda das empresas e aumentar as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo dos nossos jovens, por meio de uma formação antenada com as necessidades do mercado", disse a titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro.
Inscrições
As pessoas interessadas devem se inscrever por meio da página do programa, onde deve-se anexar cópia do CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado ou declaração de residência, e comprovante de escolaridade.
Além disso, é necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
Matriculados no ensino médio (regular, integral e profissionalizante);
No técnico-subsequente;
Recém-formados no ensino .
É previsto que as aula iniciem em julho e serão ministradas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico.
Tags:
Ceará