Em um espaço concedido como direito de resposta na emissora de rádio Poty, na tarde desta segunda-feira (26), o advogado Sales Neto, representando a candidata à prefeita de Crateús, Janaína Farias, e o prefeito Dr. Nenzé, rebateu boatos de que o grupo de situação teria conspirado para o afastamento do prefeito Marcelo Machado. Desde junho, Machado está fora do cargo devido a graves denúncias e indícios de corrupção.
Sales Neto enfatizou que o afastamento de Marcelo Machado foi resultado de uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Ceará, decorrente da operação Duo Facta, conduzida pela Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP). “O afastamento foi resultado de uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Ceará decorrente da operação Duo Facta, conduzida pela Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP),” destacou o jurista. Conforme Sales Neto, as investigações foram suficientes para identificar graves casos de corrupção, especialmente relacionados à publicidade institucional e à locação de máquinas pesadas. O advogado também desmentiu as alegações de falta de médicos nas unidades básicas de saúde, ressaltando a ampliação das unidades e a implementação de um terceiro turno de atendimento para melhor servir à população.
Nos últimos meses, apoiadores do prefeito afastado têm difundido uma espécie de “teoria da conspiração”, alegando que Janaína Farias e Dr. Nenzé tiveram influência no afastamento de Marcelo Machado. Sales Neto foi enfático ao afirmar que essas acusações são infundadas e que o afastamento se deu exclusivamente por questões judiciais, ligadas aos indícios de corrupção investigados pela PROCAP.