PF apura a transferência irregular de mais de 120 títulos de eleitor em município piauiense


Na manhã desta quarta-feira (28/8), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Águas Rasas com o objetivo de combater crimes de transferência de domicílio eleitoral fraudulentos no município de Elesbão Veloso, Piauí. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 48ª Zona Eleitoral.

A investigação, iniciada neste mês, apura um esquema no qual comprovantes de residência falsos foram usados para transferir eleitores de outras cidades para Elesbão Veloso. O principal alvo da operação, um funcionário de órgão público e candidato a vereador, teria recrutado eleitores e inserido dados falsos no sistema eleitoral, produzindo certidões aparentemente verdadeiras, mas com endereços fictícios.

Até o momento, 41 eleitores envolvidos tiveram seus pedidos de transferência indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, e há suspeitas sobre outros 85 requerimentos. Os investigados podem responder por crimes de alistamento fraudulento, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e associação criminosa, com penas que podem chegar a 25 anos de reclusão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem