Santa Quitéria tem água contaminada por urânio sete vezes acima do permitido



 Testes recentes detectaram níveis de urânio até sete vezes superiores ao permitido na água da cidade de Santa Quitéria, no interior do Ceará. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os pontos de coleta afetados foram interditados. O Governo do Estado tem executado um Plano de Contingência na área desde 28 de setembro.

A contaminação foi identificada no distrito de Trapiá, localizado a cerca de 70 km da jazida de Itataia, que produz fosfato e urânio. Das 15 amostras analisadas, 14 apresentaram concentrações de urânio superiores ao limite estabelecido pela Portaria GM/MS nº 888/21, que prevê um valor máximo de 0,03 mg/L.

Apesar dos altos níveis do metal, a Sesa informou que não foram identificadas condições clínicas ou epidemiológicas relacionadas ao urânio entre os moradores de Santa Quitéria. A contaminação, segundo a secretaria, é atribuída a causas naturais devido à alta concentração de urânio no solo da região.

O consumo de água contaminada por urânio pode comprometer as funções renais. As amostras passaram por avaliação do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) para revisão adicional.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem