Tragédia: há 20 anos, ônibus da Viação Itapemirim caía em açude, matando todos 42 passageiros

 


O dia 21 de fevereiro de 2004 era um sábado de carnaval. Muitos aproveitaram a data para viajar, fato comum para os 42 passageiros que pegaram a rota Fortaleza – Salvador, através de um dos ônibus da Viação Itapemirim. O veículo sairia do Ceará e cruzaria o Pernambuco para, enfim, chegar à capital baiana. Um acidente, contudo, mudou o curso da viagem e abreviou a vida de todos os passageiros.

O acidente ocorreu por volta das 4:30 da manhã, na BR-116, na altura da cidade de Barro, no Cariri cearense. Numa das curvas, o motorista, Sr. Paulo Lima Monteiro, perdeu o controle do ônibus, que caiu dentro do Açude Cipó. Não demorou para o veículo afundar, ficando totalmente submerso a cerca de 10 metros de profundidade.

Apesar do esforço de civis e militares, nenhum dos passageiros foi retirado com vida, incluindo muitas crianças. O dia, que deveria ser de alegria, transformou-se num triste acontecimento. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias, e a festividade de carnaval que aconteceria na data foi cancelada. A população chorava pela vida daqueles que protagonizaram um dos maiores acidentes rodoviários da história do país.

Texto escrito por: Kaio Martins, Cientista Político.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem